Definição de ações

Na aba Ações você encontra as opções para definição das ações e aplicação dos respectivos carregamentos.


Aba Ações

Nesta versão do programa contamos com a possibilidade de definir até 10 casos de carregamentos. O caso de carregamento Peso Próprio é definido automaticamente pelo programa com base nas propriedades (seção e material) definidas para cada grupo, e aplicado como uma carga gravitacional distribuída ao longo do comprimento das barras. No caso Peso Próprio admite-se apenas a aplicação adicional de cargas nodais advindas de pórticos fora do plano de análise.

Para nomear as ações (ou casos de carregamento), basta clicar sobre o botão     ou acessar o menu  EstruturaCasos de Carregamento. Também na mesma janela podemos ativar um caso de carregamento clicando no número correspondente.

.


Nomeando casos de carregamento

Clicando sobre as setas se seleção localizadas abaixo da indicação da ação ativa (Aba Ações), podemos ter acesso rápido a qualquer um dos casos de carregamento


Setas de acesso rápido para definição da ação ativa

Aplicando cargas nodais  

Selecione um ou mais nós e depois clique no botão de carga nodal para acessar a janela de aplicação de cargas nodais.

Na janela de aplicação de cargas concentradas é possível aplicar cargas nodais verticais (FY), horizontais (FX) e momento fletor (MZ) em todos os nós da lista ou apenas no nó selecionado da lista.

No caso de carga inclinada, o programa calcula automaticamente as componentes retangulares, bastando o usuário informar o valor da força e o ângulo que define sua direção de ação, para em seguida clicar no botão Decompor.

Na lista aparecem somente os nós selecionados com a respectiva indicação do número e dos esforços aplicados.



Aplicação de cargas nodais

Na janela de cargas concentradas é exibido o somatório das forças nodais aplicadas no caso de carregamento ativo.


Aplicando cargas distribuidas  

Selecione uma ou mais barras e depois clique no botão de carga distribuída para acessar a janela de aplicação de cargas.

Na janela de aplicação de cargas distribuídas é possível aplicar cargas verticais (QY) e horizontais (QX), nos sistemas de eixos global e local. As cargas podem ser aplicadas todas as barras da lista ou apenas na barra selecionada da lista.

Na lista aparecem somente as barras selecionadas com a respectiva indicação do número, cargas e sistema de eixos.



Aplicação de cargas nodais

Na janela de cargas distribuídas é exibido o somatório das cargas aplicadas no caso de carregamento ativo.


Alteranto a orientação das barras  

Este comando altera a orientação de uma ou mais barras previamente selecionadas. No caso de cargas distribuídas aplicadas com base no sistema de eixos locais das barras, a orientação das barras define a direção dos carregamentos.

Para visualizar a orientação das barras siga o menu   EstruturaExibir Orientação das Barras (Ctrl+O).


Aplicação cargas de distribuídas locais em barras com diferença de orientação


Copiando casos de carregamento  

Clicando neste botão o usuário pode copiar o caso de carregamento ativo para qualquer um dos casos disponíveis, exceto para o caso do peso próprio.


Copiando casos de carregamento

No momento da cópia é dada ao usuário a opção de inverter o sentido do carregamento.