Na aba Análise estão localizados os recursos para checagem dos dados da estrutura, configurações da análise, definição das combinações de ações, processamento da
análise e geração de relatório em HTML. Nesta aba também se encontra o marcador do tempo de processamento.
 Aba Análise
Visualizar dados da estrutura   
Botão de acesso à janela com dados tabelados da estrutura. É sempre recomendável a checagem dos dados da estrutura para identificar qualquer incongruência que possa existir.
Adicionalmente e para fins didáticos é possível visualizar a matriz de rigidez das barras e da estrutura.
 Dados iniciais da estrutura
 Matriz de rigidez das barras
O relatório HTML gerado nesta janela compreende somente os dados iniciais da estrutura.
Opções de análise   
Botão de acesso à janela de opções de análise da estrutura. Aqui são definidos os tipos de análise a serem realizadas, o método de resolução do sistema de equações e o fator
de ponderação da rigidez flexional e axial das barras. Os pavimentos ou níveis reconhecidos pelo programa são apresentados numa lista com indicação da elevação (cota) e da altura em relação ao nível inferior.
 Opções de análise
Instruções de configuração .
  Segundo a ABNT NBR8800, no caso de estrutura classificada como de média deslocabilidade, as rigidezes flexional e axial das barras devem ser reduzidas para 80% dos valores originais.
  A análise não-linear geométrica é realizada somente para as combinações de ações. É utilizado o processo P-Delta de carga de gravidade iterativa, apresentado por Smith e Gaiotti(1988).
  A opção B1 e B2 processa a classificação da estrutura em termos de deslocabilidade e a amplificação de esforços segundo a ABNT NBR 8800.
  O fator B2 é afetado pela opção de estrutura contraventada, conforme ABNT NBR8800.
  O processamento do método de amplificação de esforços (B1 e B2) funciona apenas para as combinações de ações e para estruturas com clara definição de pavimentos.
  No relatório, o fator Gama-Z da ABNT NBR6118 é apresentado junto com os resultados do método de amplificação dos esforços (B1 e B2).
  O TRAME disponibiliza dois métodos de resolução do sistema de equações: o iterativo de Jacobi e o direto de Gauss.
  Utilize o processo iterativo de Jacobi para resolver estruturas inteiramente rotuladas, que trata singularidas na estrutura (nós com rigidez zero).
  Para um grande número de barras e combinações prefira o método de Gauss. Porém cuidado com as singularidades representadas por nós com rigidez zero,
ou seja, todas as barras que chegam no nó são rotuladas. No exemplo abaixo a singularidade pode ser resolvida rotulando a extremidade de apenas uma das barras.
 Singularidade - nó com rigidez zero
Processamento da análise   
Botão para processamento da análise conforme as opções configuradas pelo usuário. O tempo de processamento é exibido no marcador.
Relatório da análise   
Gera o relatório em HTML da análise conforme as opções configuradas pelo usuário. O relatório é aberto automaticamente no navegador padrão do seu sistema operacional.
 Relatório HTML da análise
|